PCI Express 4.0: conheça o novo padrão de transferência de SSDs e placas de vídeo

Se você já deu uma olhada nas especificações técnicas de SSDs e placas de vídeo que serão lançadas em 2019, talvez já tenha se perguntando o que é  PCI Express 4.0

A quarta geração do padrão de conexão chega para proporcionar o dobro de velocidade na transferência de dados, se comparado com a geração atual, mas sem perder a compatibilidade com as versões anteriores, ainda que nesses casos o potencial máximo deixe de ser aproveitado.

o-que-e-pci-express-4-0

PCI Express 4.0: o que muda nesta geração?

Em termos de design, um conector PCI Express 4.0 é praticamente igual à versão 3.0 que estamos acostumados a ver. O formato do conector, por exemplo, é exatamente o mesmo e sem indicação de qual versão se trata ficará fácil fazer algum tipo de confusão.

Contudo, em termos de desempenho as diferenças são enormes. Em uma interface de 16 vias, o PCI Express 4.0 poderá chegar a até 32 GB/s de largura de banda entre o sistema operacional e o periférico em questão, seja ele um SSD ou uma placa de vídeo.

Para se ter uma ideia do potencial, a capacidade de transferência é o dobro dos conectores PCI Express 3.0. A geração atual é limitada em 16 GB/s. Em todas as suas versões, a velocidade máxima atingida será exatamente o dobro. Assim, em x1 serão 2 GB/s; em x2 4 GB/s; em x4 (comum em SSDs) 8 GB/s; e assim sucessivamente.

Há que se considerar ainda que as interfaces do tipo PCIe têm capacidade de enviar e receber dados simultaneamente. Assim, nessas condições, seria possível afirmar que o limite de transação de dados do barramento x16 pode chegar aos 64 GB/s.

Quais componentes tirarão melhor proveito da nova tecnologia?

Para os usuários, a percepção mais nítida no aumento de velocidade será vista especialmente nos SSDs com padrão NVMe e nas placas de vídeo. Para se ter uma ideia, os primeiros SSDs compatíveis com PCIe 4.0 já chegam a 5 GB/s, valor mais alto do que o alcançado pelos melhores SSDs do mercado.

Já nas placas de vídeo, o padrão PCIe 4.0 permitirá uma melhor performance em jogos. A AMD, com o lançamento dos processadores Ryzen 3 e os chipsets X570, é uma das primeiras companhias a oferecer suporte completo para essa geraçã0, o que poderá ser visto em breve em novas máquinas de diversos fabricantes já equipadas com esses componentes.

PCIe 4.0 atrasou e PCIe 5.0 já está a caminho

A definição do padrão de comunicação entre os componentes é responsabilidade de um consórcio chamado PCI-SIG. O padrão PCIe 3.0 foi lançado em 2010. Já o padrão PCIe 4.0 deveria ter chegado ao mercado em 2016, mas devido a uma série de atrasos ele chegará às lojas somente em 2019.

Isso pode resultar em um intervalo menor em relação ao PCIe 5.0, previsto para chegar ao mercado já em 2020. Se confirmadas as especificações técnicas definidas inicialmente pelo consórcio, a quinta geração dobrará novamente a velocidade em relação ao PCIe 4.0.

Resta aguardar para saber se a indústria disponibilizará a versão 5.0 já no próximo ano ou se guardará a novidade por mais alguns anos. O fato é que o seu PCIe 3.0 está com os dias contados se o que você almeja é um desempenho cada vez melhor.

Share:

Leave a Comment

Seu endereço de e-mail não será publicado.

0

TOP